domingo, 22 de março de 2009

HISTÓRIA DA IGREJA


Morôni Aparece a Joseph Smith em Seu Quarto


Depois da primeira visão, Joseph Smith falou a respeito dela com diversas pessoas. Em vez de acreditar nele, muitos o ridicularizaram, mas ele sabia que tinha sido chamado por Deus e que isso era uma séria responsabilidade. Era um rapaz jovial e às vezes um tanto despreocupado, por isso sentia que precisava orar pedindo perdão. (Ver 1:27-28.)

Na noite de 21 de setembro de 1823, com dezessete anos, Joseph foi para o quarto e orou pedindo perdão e desejando saber o que Deus sentia a respeito dele. Enquanto orava, uma luz iluminou o quarto, e foi aumentando até que o aposento gradualmente ficou "mais iluminado do que ao meio-dia" (1:30; ver também 1:29). (...) "Apareceu ao lado de minha cama um personagem em pé, no ar, pois seus pés não tocavam o solo" (1:30). Ele vestia uma túnica solta de rara brancura. Joseph mais tarde escreveu: (...) "Era uma brancura que excedia a qualquer coisa terrena que já vira" (...) (1:31).

Logo que o viu, Joseph teve medo, mas o receio desapareceu rapidamente. O mensageiro chamou Joseph pelo nome e disse-lhe que se chamava Morôni, que fora enviado por Deus e que o Senhor tinha um trabalho para Joseph realizar. (Ver 1:32-33.)

Morôni falou a Joseph sobre um livro escrito em placas de ouro, e que falava de um povo que viveu no continente americano há muitos anos. Jesus visitou aquele povo após a ressurreição e ensinou-lhe o evangelho.

Morôni falou a Joseph sobre "duas pedras em aros de prata - e essas pedras, presas a um peitoral constituíam o que é chamado Urim e Tumim" (...) (1:35). O Urim e Tumim se achava com as placas de ouro, e Joseph devia usá-lo para traduzi-las (ver 1:34-35).

Morôni citou profecias do Velho Testamento, de Malaquias, Isaías, e Joel, sobre acontecimentos futuros. Também citou passagens do livro de Atos, no Novo Testamento. (Ver 1:36-41.)

Ele disse a Joseph que quando obtivesse as placas, deveria mostrá-las e o Urim e Tumim somente aos que fossem escolhidos pelo Pai Celestial. Se as mostrasse a qualquer outra pessoa, seria destruído. Enquanto Morôni falava, Joseph viu em visão o lugar onde as placas de ouro estavam escondidas. (Ver 1:42.)

Quando Morôni terminou de falar, a luz no quarto começou a juntar-se ao redor dele. Joseph viu uma passagem aberta até o céu, e Morôni ascendeu até desaparecer, e o quarto se escureceu novamente. (Ver 1:43.)

Enquanto Joseph estava deitado, refletindo nas coisas que presenciou e ouviu, o quarto começou de novo a se iluminar. O anjo retornou e disse-lhe as mesmas coisas da vez anterior. Morôni falou-lhe de muitos problemas que aconteceriam na Terra no futuro. Após isto, ele subiu ao céu. (Ver 1:44-45.)

Joseph ficou tão atônito e maravilhado que não pode dormir. Para sua surpresa, Morôni tornou a visitá-lo em seu quarto, e repetiu o que lhe disse nas vezes anteriores, e preveniu-o de que Satanás o tentaria a usar as placas para enriquecer, mas que elas só deveriam ser usadas para glorificar a Deus e construir Seu reino. (Ver 1:46.)

Morôni novamente subiu ao céu. Quando Joseph refletia nessa experiência singular, ouviu um galo cantar e percebeu que amanhecia. As três visitas de Morôni duraram a noite inteira. (Ver 1:47.)

Nenhum comentário: